Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto em Software Livre

Cursos de Pós Graduação

Especialização em Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto em Software Livre* – 380 horas
* Habilitação em Georreferenciamento em imóveis rurais e urbanos.

1. Objetivo

O objetivo deste curso visa:
- Proporcionar aos profissionais da área de engenharia conhecimentos teóricos, práticos e científicos relevantes para a elaboração, aplicação e desenvolvimento de projetos na área de geoprocessamento (incluindo topografia) e interpretação de imagens de satélite, possibilitando assim, uma atuação de destaque no ambiente profissional.
- Apresentar os princípios básicos do geoprocessamento e do sensoriamento remoto em suas vertentes atuais, metodologias e técnicas de observação e de análise de situações reais de trabalho, a partir da apresentação e utilização de programas para computadores com a licença de utilização aberta (free).
- Desenvolver capacidades individuais para as análises, tomada de decisões e execução de projetos de melhoria na área de engenharia.

2. Descrição do Curso
O curso de Especialização em Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto em Software Livre busca proporcionar uma visão, compreensão e reflexão teórica sobre o cenário nacional, apresentando conceitos e direcionamentos estratégicos para a prática profissional, assim como apresentar soluções para o desenvolvimento equilibrado.
Em recente dissertação há uma unanimidade em relação a necessidade do ser humano em adquirir informações sobre a distribuição geográfica de recursos minerais, alimentos e conhecer lugares específicos sempre foi uma parte importante das atividades das sociedades organizadas. Com as inovações tecnológicas, isto deixou de ser feito apenas em mapas de papel e passou a partir da segunda metade do século passado a ser possível armazenar e representar tais informações em um ambiente computacional, permitindo o aparecimento do geoprocessamento. O termo geoprocessamento refere-se a utilizar-se de técnicas matemáticas e computacionais para o tratamento da informação geográfica, e que influencia diretamente em diversas áreas ligadas à engenharia civil e ambiental, como: cartografia, análise de recursos naturais, agricultura de precisão, transportes, comunicação, energia e planejamento urbano.(TEODORO, 2012)

3. Público-Alvo
Profissionais ou Estudantes portadores de Diploma de Curso Superior  que atuam ou pretendem atuar na área de engenharia, geografia e/ou arquitetura, podendo-se admitir profissionais de demais áreas afins, que em face da peculiaridade dos temas abordados, apresentem interesse no conteúdo proposto.

4. Conteúdo
Ajustamento de Observações - 40 h
Cartografia - 20 h
Geodésia aplicada ao georreferenciamento - 40 h
Topografia Avançada - 40 h
Topografia Avançada com Uso de Drones - 40 h
Geoprocessamento - 60 h
Introdução a Modelagem - 20 h
Sensoriamento Remoto - 80 h
Cadastro Técnico Rural - 20 h
Metodologia da Pesquisa Científica - 20 h

Total de horas 380 h

5. Vagas: mínimo 25 alunos
- Aulas a cada 15 dias – aos sábados das 08:00h às 18:00h

5.2 Inscrições: pelo site e diretamente FEITEP – Comercial

5.3 – Investimento
Promoção de 24 X de R$ 560,00 por 24 X R$ 400,00*
*Valor Promocional para 1º turma, ínicio das aulas previsto para 24/06/2017.

5.4 – Local das Aulas e/ou cidades credenciadas
- FEITEP: Av. Paranavaí, 1164  -  Zona 6 - Maringá/PR. (ao lado shopping Catuaí)

5.5 – Documentação Exigida
- 01 foto 3 x 4