Engenharia de Infraestrutura de Rodovias

Especialização em Engenharia de Infraestrutura de Rodovias – 360 horas
Coordenação:  Prof. Dr. Willyan Machado Giufrida

1. Objetivo

O objetivo deste curso visa:
- Aprimorar os conhecimentos técnicos de pessoas que já trabalham ou pretendem trabalhar na área de Engenharia de Rodovias.
- Apresentar os aspectos práticos e teóricos da engenharia de tráfego, do planejamento e operação de sistemas de transporte, do projeto, da operação e da gestão do trânsito em rodovias.
- Capacitar para desempenhar funções técnicas ligadas ao planejamento, operação e manutenção de rodovias, projetos e consultoria na área.

2. Descrição do Curso

O curso de Especialização em Engenharia de Infraestrutura Rodoviária busca proporcionar uma visão, compreensão e reflexão teórica sobre o cenário nacional, apresentando conceitos e direcionamentos estratégicos para a prática profissional, assim como apresentar soluções para o desenvolvimento equilibrado.
Em recente estudo realizado pela Conferência Nacional do Transporte (CNT) mostra que o estado geral das rodovias do País é deficiente, considerados em mau estado, com problemas principalmente na geometria da via e na sinalização, além da má conservação da pavimentação (CNT, 2010). Asfalto de má qualidade, falhas de construção, falta de conservação e o excesso de peso dos caminhões são alguns dos fatores que afetam as condições das rodovias nacionais. A fiscalização nas estradas nas estradas é a principal forma de se evitar esse tipo de problema.
O reflexo do mau estado de conservação das rodovias é o aumento no custo operacional dos caminhões. O excesso de buracos leva os veículos a reduzirem a velocidade diminuindo o número de viagens possíveis por dia e, consequentemente aumentando o custo por viagem.
Além disso, quanto pior o estado de conservação da rodovia, maior o desgaste do veículo e maiores os custos variáveis, como combustível, peças, pneus, lubrificação e lavagem (REIS, 2011a). Segundo a CNT o custo operacional da frota nacional poderia ser reduzido em cerca de 25% caso todas as rodovias pavimentadas do Brasil estivessem em ótimo estado de conservação.

3. Público-Alvo
Profissionais ou Estudantes portadores de Diploma de Curso Superior  que atuam ou pretendem atuar na área de Projetos, Operação, Fiscalização e Manutenção de Rodovias.

4. Conteúdo Programático

Módulo IV – Produção Intelectual
- Metodologia da Pesquisa Científica – 20h
- Qualificação de artigos (pré banca) – 10h

* a ordem das disciplinas apresentadas na organização curricular não significa a ordem em que serão ministradas.

5. Informações Gerais

5.1 Vagas: mínimo 25 alunos
- Aulas a cada 15 dias – aos sábados das 08:00h às 18:00h

5.2 Inscrições: pelo site e diretamente comercial FEITEP