Vestibular 2020

Georreferenciamento de Imóveis Rurais e Urbanos

Cursos de Pós Graduação

Geoprocessamento compreende as atividades de aquisição, tratamento e análise de dados sobre a Terra. Isto envolve desde um conjunto de tecnologias para a coleta de imagens da superfície do planeta, conhecido como Sensoriamento Remoto, até o processamento e análise desses dados, em forma de mapas digitais, usando-se, os Sistemas de Informação Geográfica, um ambiente computacional orientando à análise e interpretação de diversos fatos e fenômenos relacionados à Terra. Trata sobre a utilização de métodos de levantamento topográficos em prol da definição de um imóvel quanto a sua forma, localização e dimensão. Este tipo de trabalho mostra como é possível descrever os limites e características de cada propriedade e situá-la no mapa, ou seja, conseguirmos dar um endereço a cada propriedade.

OBJETIVO DO CURSO:
O curso de Especialização em Georreferênciamento de Imóveis Rurais e Urbanos tem como objetivo formar profissionais, proporcionando-lhes o conhecimento técnico e profissional em Georreferênciamento Rural e Urbano, baseados nos modernos princípios da tecnologia de levantamento cadastrais, utilizando normas técnicas com ênfase na qualidade do processo de desenvolvimento intensivo em sala de aula e no campo. O curso proporciona aos profissionais da área de engenharia conhecimentos teóricos, práticos e científicos relevantes para a elaboração, aplicação e desenvolvimento de projetos na área de geoprocessamento (incluindo topografia) e interpretação de imagens de satélite, possibilitando assim, uma atuação de destaque no ambiente profissional.

PÚBLICO ALVO:
Profissionais de nível superior que atuem nos setores de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo, Ciências da Computação, Geografia e áreas relacionadas.

GRADE CURRICULAR:
Ajustamento de observações – 20h
Cartografia – 20h
Geodésia aplicada ao georreferenciamento – 40h
Topografia avançada – 40h
Topografia avançada com o uso de drones – 40h
Geoprocessamento - 60h
Introdução a modelagem – 40h
Sensoriamento remoto – 80h
Cadastro técnico rural – 20h
Metodologia de Pesquisa Científica – 20h
Qualificação de artigos (pré-banca) –
Palestra –
Carga horária total: 380h

PERÍODO DE INSCRIÇÃO:
As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de inscrição.

DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA:
Fotocópia frente e verso do Diploma de Graduação ou Tecnólogo autenticada;
Fotocópia do histórico de graduação superior (sem cortes);
Fotocópia do RG;
Fotocópia do CPF;
Fotocópia do comprovante de residência;
Foto 3X4 atualizada;
Fotocópia da Certidão de Nascimento/Casamento.

INÍCIO DAS AULAS:
A instituição iniciará a pós-graduação com a quantidade mínima de 20 alunos matriculados. As aulas são ministradas aos sábados, das 08h às 18h.

INVESTIMENTO:
Consulte o Depto. de Pós Graduação.

Aproveite, temos as melhores condições comerciais!
Estude na Faculdade que vem inovando o ensino das Engenharias e Arquitetura no Paraná.