ouvidoria@feitep.edu.br
(44) 3029-4500 | (44) 99949-0688
Vestibular FEITEP
INSCREVA-SE

FEITEP promove 1º Encontro de Iniciação Científica

   Facebook
FEITEP promove 1º Encontro de Iniciação Científica
31/mai/2019

Evento ocorrerá no próximo sábado (1º), das 8h30 às 17h, na sede da Instituição. Mais de 250 pessoas estão confirmadas


A Faculdade de Engenharias e Arquitetura (FEITEP) de Maringá-PR promove neste sábado (01) o 1º Encontro de Iniciação Científica (ENIC). Mais de 250 pessoas estão confirmadas para o evento. Os participantes que não efetuaram a inscrição anteriormente poderão se inscrever no ato do credenciamento, até as 9h30. A participação é gratuita.

A primeira edição do ENIC traz como tema “A Iniciação Científica no desenvolvimento de potencialidades”. Segundo o coordenador do Programa de Iniciação Científica (PIC) da FEITEP, Prof. Dr. Ricardo Massulo Albertin, o objetivo do evento é “proporcionar espaços de discussões de temas transversais à formação inicial do Engenheiro e do Arquiteto com vistas a fomentar o processo de ensino e de aprendizagem por meio da multidisciplinaridade, da inovação tecnológica, do desenvolvimento social, da sustentabilidade, da ética e da pesquisa no ensino superior”.

O encontro trará, pela manhã, duas palestras com os pesquisadores Berna Valentina Bruit Valderrama e Bruno Tiago Contessotto Rigon. As temáticas serão, respectivamente, “Por que fazer pesquisa?” e “Da pesquisa ao mercado de trabalho e suas inflexões”.

Berna é arquiteta e urbanista, doutora em Estruturas Ambientais Urbanas, professora e coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da FEITEP. Tem experiência na área, com ênfase na elaboração e execução de projetos arquitetônicos e obras, pesquisas realizadas nas áreas de fundamentos de arquitetura e urbanismo, estudos urbanos, paisagem cultural e cidades inteligentes.

Bruno é geógrafo, mestre em Geografia na área de Análise Ambiental, integrante (fundador) do Núcleo Ambiental – ACIM, presidente do COMDEMA (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Maringá), Conselheiro do CMPGT (Conselho Municipal de Planejamento e Gestão Territorial de Maringá), atuante nas áreas de geoprocessamento, análise ambiental e planejamento urbano, sócio e diretor de Geotecnologia e Negócios da URBE Vital Consultoria e Projetos - Maringá.

Já o período da tarde será reservado para as apresentações orais. Ainda segundo o coordenador do PIC, 50 autores e coautores apresentarão trabalhos científicos desenvolvidos por meio do PIC ou ainda como parte das atividades curriculares das disciplinas dos cursos de Engenharias e Arquitetura em quatro linhas de pesquisa: Aplicações multidisciplinares nas Engenharias e Arquitetura, Desenvolvimento social, políticas públicas e formação humana, Meio ambiente e sustentabilidade: aplicações e perspectivas e Sistemas inteligentes e tecnologias inovadoras.

As apresentações orais ocorrerão de forma simultânea, divididas em seis salas espalhadas pelo campus. “Até o final do evento, serão premiados com menção honrosa pela instituição três dos artigos científicos que mais se destacaram, escolhidos por uma comissão julgadora formada por coordenadores professores da FEITEP”, revela o coordenador.


Participe - O 1° Encontro de Iniciação Científica (ENIC) ocorrerá no próximo sábado (1º), das 8h30 às 17h, na Faculdade de Engenharias e Arquitetura (FEITEP), localizada na Avenida Paranavaí, 1164, em Maringá-PR. Para aqueles que ainda tiverem interesse em participar como ouvintes e não se inscreveram, as inscrições vão até o final do credenciamento no dia do evento, que será das 8h30 às 9h30. A participação é gratuita e as vagas são limitadas.