ouvidoria@feitep.edu.br
(44) 3029-4500 | (44) 99949-0688
Vestibular 2020
INSCREVA-SE

Computação: entenda as diferenças entre os cursos da área

   Facebook
Computação: entenda as diferenças entre os cursos da área
26/mai/2020

Engenharia de Computação, Engenharia de Software, Sistemas de Informação ou Ciência da Computação são os mais comuns, mas se engana quem pensa que são todos iguais


Engenharia de Computação, Engenharia de Software, Sistemas de Informação e Ciência da Computação são nomes comuns para quem busca por cursos de graduação na área da tecnologia da informação. Mas se engana quem pensa que é tudo a mesma coisa. Não é raro encontrar interessados nesta área que não sabem em qual curso ingressar, justamente por não conhecerem as diferenças entre eles. E é por isso que preparamos este texto, para que não te restem mais dúvidas.
 
A computação é uma grande área que se divide em diversas áreas, assim como nas Engenharias. Antes de tudo, é importante ressaltar que todos os cursos estudarão de modo geral as áreas da computação e terão bases sólidas em matemática. O mais importante então é entender qual o caminho pelo qual cada área irá trilhar além das disciplinas em comum antes de tomar uma decisão sobre qual seguir.
 
 
Ciência (ou Ciências) da Computação
Sendo bem direto, o caminho que o estudante deste curso trilhará é o de desenvolvimento de softwares, como jogos, programas e aplicativos. Para isso, os cursos denominados Ciência (ou Ciências) da Computação são aprofundados em conceitos e teorias da computação e fortemente embasados em fundamentos matemáticos e cálculo. Abordam ainda temas como estruturas de dados, algoritmos, linguagens de programação, desenvolvimento e análise de sistemas, entre outros.
 
Sistemas de Informação
O curso de Sistemas de Informação é focado no planejamento e desenvolvimento de sistemas de informação e automação e na gestão de processos, projetos e pessoas. Além de disciplinas relacionadas à programação, o curso aborda matérias específicas que envolvam administração, negócios e relações humanas. Habilita profissionais para atuar tanto no desenvolvimento de software quanto em atividades relacionadas, como suporte. Resumidamente, o profissional se dedicará em aplicar recursos de computação na solução de problemas, principalmente corporativos, e não necessariamente desenvolvê-los.
 
Engenharia de Software
A palavra-chave aqui é software. O curso habilitará profissionais que se dedicarão ao desenvolvimento de softwares e programas computacionais. O estudante aprenderá a desenhar e testar novos programas, além de fazer sua manutenção e revisão, criar aplicativos, jogos, plataformas digitais para atividades educacionais, sistemas embarcados e sistemas específicos.
 
Engenharia de Computação
Por fim, temos a Engenharia de (ou da) Computação. Enquanto as outras áreas dão ainda mais prioridade ao software e à gestão, aqui o caminho a seguir é o hardware, que envolve principalmente a parte física dos computadores. O curso é voltado para o planejamento e a construção de computadores, a criação de sistemas para integrar hardwares e softwares e para a produção de equipamentos, de máquinas e de produtos para os serviços de telecomunicação. O acadêmico de Engenharia da Computação ainda estuda a fundo a parte elétrica e eletrônica, de placas e circuitos.
Por serem responsáveis pela criação de novas tecnologias, as possibilidades de atuação ainda incluem o campo da robótica, dos carros inteligentes e da internet das coisas.
 
 
De certo modo, todos os cursos de graduação citados anteriormente possuem mais semelhanças do que diferenças. A diferença está principalmente no objetivo final de cada um deles.
 
Aqui na FEITEP, um dos nossos cursos de graduação, nesta área da Tecnologia da Informação, é o de Engenharia da Computação. O curso conta com uma ampla e moderna estrutura, laboratórios bem equipados, programa de estágios e de iniciação científica; excelência acadêmica que conectarão o acadêmico diretamente com o mercado de trabalho. Se depois de ler este texto você chegou a conclusão que esta é a carreira que pretende trilhar, saiba mais sobre o nosso curso clicando aqui.

RECEBA INFORMAÇÕES DO GRUPO FEITEP