ouvidoria@feitep.edu.br
(44) 3029-4500 | (44) 99949-0688
Vestibular 2020
INSCREVA-SE

Sem dinheiro para pagar a faculdade? Estude com bolsa na FEITEP!

   Facebook
Sem dinheiro para pagar a faculdade? Estude com bolsa na FEITEP!
18/mai/2020

Faculdade conta atualmente com seis opções de programas de bolsas e financiamento estudantil


Você já pensou em cursar uma graduação, já sabe até qual curso pretende estudar, mas aí percebeu que as mensalidades não cabem no seu orçamento. O que fazer? Fazer uma faculdade é o sonho de grande parte da juventude do país, mas nem todos podem pagar por ela. As universidades públicas estaduais e federais também não conseguem atender a todos.

E é pensando nessas pessoas que os governos federal e municipal, agências financiadoras e as próprias instituições de ensino superior privadas criaram alternativas para garantir o acesso ao ensino também pelas pessoas de baixa renda e que não conseguiram entrar em uma universidade pública. Já conhece as opções?

Só aqui na FEITEP, são oferecidos seis programas de bolsas e financiamentos para graduação. Mas antes de falar sobre cada um deles, primeiro precisamos entender a diferença entre bolsas e financiamentos.

A bolsa de estudo é um auxílio financeiro cedido para que o estudante possa arcar com as despesas de uma graduação paga, geralmente as mensalidades. Ela pode ser integral, onde o agente paga todo o curso; ou parcial, onde parte é paga pelo agente e outra pelo estudante.

Já o financiamento estudantil é uma espécie de empréstimo, onde o valor pago é cedido e devolvido pelo estudante após a conclusão do curso.

Agora que você já sabe a diferença, vamos às principais opções de bolsas e financiamentos para estudar em uma faculdade particular:
 
PROUNI
A principal e mais procurada bolsa de estudos pelos estudantes é o ProUni. O Programa Universidade para Todos é uma iniciativa do Ministério da Educação do Governo Federal, criado pela Lei nº 11.096, de 13 janeiro de 2005. Para concorrer a uma bolsa, é preciso, primeiramente, participar do Enem, Exame Nacional do Ensino Médio e alcançar no mínimo 450 pontos de média e não zerar na redação. Também é preciso ter renda bruta familiar comprovada inferior a um salário mínimo e meio por pessoa, ter estudado o ensino médio completo em instituições da rede pública de ensino ou na condição de bolsista, caso tenha estudado na rede privada. Para saber mais, acesse: http://siteprouni.mec.gov.br/.
 
FIES
Já entre os financiamentos, o mais procurado é o FIES, Fundo de Financiamento Estudantil. Criado em 1999 também pelo Ministério da Educação do Governo Federal, o FIES custeia as mensalidades em cursos de graduação de alunos que estejam regularmente matriculados em IES privadas. Ou seja, para concorrer, diferentemente de uma bolsa do Prouni, no FIES o aluno já precisa estar matriculado. Para concorrer, o aluno também precisa ter feito o Enem anteriormente e obtido média acima de 450 pontos sem zerar a redação. O pagamento do valor “emprestado” é pago após o final do curso, com taxas de juros e encargos abaixo do mercado. Para saber mais, acesse: http://sisfiesportal.mec.gov.br/.
 
PROMUBE
O Programa Municipal de Bolsas de Estudo (PROMUBE) é uma parceria da Prefeitura de Maringá com as instituições de ensino superior privadas da cidade. O programa abrange tanto bolsas de estudo integrais como parciais para alunos de baixa renda residentes em Maringá. Por ser municipal, é preciso comprovar a moradia na cidade há pelo menos 2 anos. Para concorrer, também é preciso ter feito o Enem, cursado o Ensino Médio na rede pública ou na rede privada na condição de bolsista, renda bruta familiar de até três salários mínimos por pessoa e não ter diploma superior. Para saber mais, acesse: http://www2.maringa.pr.gov.br/educacao/?cod=promube.
 
QUERO BOLSA
Também na lista dos programas de bolsas não-reembolsáveis, o Quero Bolsa é uma empresa privada que oferece bolsas de estudo parciais, ou de desconto, em parceria com as instituições de ensino privadas. Para conseguir a uma bolsa, não é necessário comprovar renda ou fazer nenhuma prova. Para se cadastrar, é preciso entrar no site, consultar as instituições e cursos com bolsas disponíveis, fazer a pré-matrícula no curso escolhido e pagar a taxa. Para saber mais, acesse: https://querobolsa.com.br/.
 
EDUCA MAIS BRASIL
O Educa Mais Brasil é um programa privado que disponibiliza bolsas de estudo parciais que vão até 70% de desconto. Também não exige ter feito o Enem e nem comprovar renda. Qualquer pessoa que queira uma bolsa de estudo em uma das modalidades ofertadas pelo programa pode participar. Basta  acessar o site, escolher a cidade, a modalidade e o curso de interesse. A bolsa é válida para o período acadêmico em que o aluno foi contemplado, mas pode ser renovada semestralmente até a conclusão do curso. Para saber mais, acesse: https://www.educamaisbrasil.com.br/.
 
CONCURSO DE BOLSAS FEITEP
Por último, mas não menos importante, temos o Concurso de Bolsas, uma iniciativa semestral de realização da Faculdade FEITEP. E ele está com inscrições abertas! Para concorrer, basta fazer a inscrição para a prova, que será aplicada no dia 21 de junho de 2020. Os melhores colocados são contemplados com bolsas de até 100% de desconto em cursos de Engenharias e Arquitetura e Urbanismo. Para saber mais, acesse: http://www.feitep.edu.br/inscreva.
 
Agora que você já conhece os principais programas de bolsas de estudo e financiamento estudantil, não tem mais desculpa para não buscar pela sua graduação né?

RECEBA INFORMAÇÕES DO GRUPO FEITEP