ouvidoria@feitep.edu.br
(44) 3029-4500 | (44) 99949-0688
Vestibular 2020
INSCREVA-SE

Dúvidas em qual carreira seguir? Veja nossas dicas!

   Facebook
Dúvidas em qual carreira seguir? Veja nossas dicas!
13/mai/2020

Com o autoconhecimento aliado a uma pesquisa bem feita, você conseguirá tomar uma decisão mais próxima ao que você almeja


O Ensino Médio é uma fase desafiadora. É bem comum nesse período ter dúvidas sobre qual curso marcar na hora de se inscrever para o vestibular. Surgem perguntas como: qual curso fazer? E se eu não gostar, vou trabalhar com isso para o resto da vida? Será que vou conseguir emprego nessa área? Dá dinheiro? Dentre outras. Mas calma. Nós sabemos do peso em relação à escolha e de tudo o que está em jogo e é por isso que preparamos essa publicação. Queremos te ajudar!
 
A primeira coisa que você tem que ter em mente é que essa escolha é apenas o seu próximo passo e não necessariamente a definição do restante da sua vida. Dito isso, ressaltamos que essa escolha envolve duas questões muito importantes: autoconhecimento e pesquisa. Pode até parecer difícil conciliar isso, mas a verdade é que é muito simples.



Se conheça!
No exercício do autoconhecimento, é importante que você reflita sobre quais são as suas características, os seus interesses e valores. Em seguida, procure responder perguntas como: com o que você gostaria de lidar em seu trabalho? Em que tipo de ambiente você se imagina? Com que tipo de pessoas pretende lidar?

Caso precise de ajuda, os testes vocacionais podem te auxiliar neste processo. Eles não são uma resposta definitiva e exata sobre qual carreira seguir, mas são úteis para relacionar o seu perfil, de acordo com os seus talentos e interesses, com as áreas que você tem mais afinidade tendo em vista as atividades desempenhadas em cada profissão.
 
Outra dica para se conhecer melhor são os cursos de aperfeiçoamento online, que podem dar direcionamento sobre o que é ou não promissor para você de acordo com as suas habilidades. Aproveite esse período de quarentena e consuma muito o conteúdo disponibilizado virtualmente e de forma gratuita por diversas instituições de ensino.
 
Suas experiências no colégio também contam muito. Se você gosta de matemática, química, física ou biologia, por exemplo, talvez você tenha talento para Engenharia. Já se você é da galera que curte as disciplinas de humanas, como Arte e História, talvez possa fazer carreira na Arquitetura.


 
Depois que você já se conheceu, faça pesquisas!
Comece pela área que você mais tem interesse. Em seguida, veja as opções de cursos que você tem e aí procure o máximo que puder sobre aqueles que te chamarem a atenção: o que faz o profissional, quais as áreas de atuação, qual a rotina do profissional, como é curso. Busque referências em profissionais de sucesso e pergunte sempre a quem já está no mercado a respeito do curso e da carreira em si.
 
Ainda nesta fase de pesquisa, procure quais as instituições de ensino que o oferecem e qual a grade curricular de cada uma delas. Importante: nunca se limite ao preço; ao contrário, procure saber se o investimento que você fará valerá a pena para que você tenha a melhor estrutura e qualidade de ensino.
 
Conhecer a instituição que você pretende estudar é muito válido neste momento. Converse com o coordenador do curso, professores ou mesmo alunos. Ajudará bastante.
 


Vale lembrar que a decisão final é sempre sua. Você pode (e deve) ouvir pessoas próximas de você, mas não tome nenhuma decisão por elas. Também lembre-se que mudanças de rumo são cada vez mais comuns na vida profissional, portanto, saiba que você sempre poderá voltar atrás e fazer todo este processo novamente.
 
Com o autoconhecimento aliado a uma pesquisa bem feita, você conseguirá tomar uma decisão mais próxima ao que você almeja. Desejamos sucesso em sua carreira!
 
Ah, já ia me esquecendo. Se a tua vocação for Engenharias ou Arquitetura e Urbanismo, entre em contato com a nossa equipe. Será um prazer apresentar a nossa estrutura. O nosso Vestibular de Inverno segue com inscrições abertas e tem bolsas de até 100% de desconto. Quem sabe uma delas não seja sua?

RECEBA INFORMAÇÕES DO GRUPO FEITEP